Pratos: Escondidinho de carne moída


O famoso escondidinho é feito com base de mandioca e carne seca no recheio, pois bem, não sou a maior fã deste tipo de carne e aí a receita virou escondidinho de carne moída. Para facilitar ainda mais, faço a base com purê de batata mesmo.

Bem fácil de ser feita e bem deliciosa!

Gigi

Escondidinho de Carne Moída
Ingredientes
  • 400gr de carne moída cozida
  • 150gr de mussarela fatiada
  • 50gr de parmesão ralado
  • 800gr de batatas cozidas e moídas
  • 2 colheres (sopa) manteiga
  • ½ copo (americano) leite comum
  • tempero a gosto (sal, orégano, açafrão ou curry)

Preparo
Purê de batatas -
Após cozinhar e moer as batatas, coloque em uma panela e leve ao fogo adicionando as duas colheres de manteiga, o leite e os temperos.
Deixe cozinhar, mexendo sempre para não empelotar nem grudar no fundo da panela. Se perceber que está ficando muito grosso, pode-se adicionar mais um pouquinho de leite.
Apague o fogo e prepare a montagem (clique nas imagens para vê-las maiores)


Montagem -
Em um refratário fundo, coloque uma camada do purê de batatas (menos da metade), cubra com fatias do queijo mussarela fatiado. Por cima, despeje a carne moída e na sequência coloque o restante da mussarela. Termine com o restante do purê e por cima polvilhe o parmesão ralado.

Leve ao forno pré-aquecido até o queijo derreter e sirva quente.

Dica
Você pode servir este escondidinho de carne moída acompanhado de arroz branco, mas lembre-se que a quantidade de carboidratos aumenta bastante desta forma!
No preparo do purê de batatas, se você optar por adicionar curry (levemente ardido) ou açafrão, o creme ficará mais amarelinho. Usei uma pitada de curry nesta receita das fotos.
Parcimônia com o açafrão, em grande quantidade ele pode amargar o alimento - para esta quantidade de batatas, use meia colher (chá) da erva.

Rendimento
Serve quatro pessoas - servido como prato principal.