Dicas. Para as crianças enjoarem menos na viagem

Quem tem filhos pequenos sabe que em qualquer viagem de carro mais demorada é comum as crianças enjoarem entre uma curva e outra da estrada. “Por terem o organismo mais sensível, elas acabam sofrendo mais”, diz a nutricionista Sueli Longo, de São Paulo. Mesmo assim, os pais podem ajudar a reduzir as chances do mal-estar aparecer no caminho dando preferência a um cardápio saudável e leve para toda a família, principalmente no dia da viagem.
De acordo com a nutricionista, não se deve consumir grandes quantidades de comida antes do embarque. A dica é realizar refeições menores até uma hora antes de viajar, compostas de alimentos de fácil digestão. Se a viagem ficou para depois do almoço, um cardápio rico em saladas e legumes é melhor do que um recheado de carnes e massas. Os itens que fermentam no organismo, inclusive, devem ser evitados nesses momentos, já que tendem a contribuir para o mal-estar. Por isso, vale a pena ir devagar na sobremesa ou nos lanches que contenham leite, chocolate e doces.

Para incrementar a proteção do organismo das crianças contra os enjoos, Sueli destaca que o gengibre em pó é um ótimo aliado dos viajantes. Uma colher de chá misturada à comida ou a um suco de frutas nas horas que antecedem a viagem contribui para o alívio das possíveis náuseas.

Além disso, se comida demais é capaz de trazer problemas, longos períodos em jejum também devem ser evitados. É bom carregar uma bolsa com frutas e sanduíches naturais no carro. A ideia é comer com alguma frequência, mas também evitar parar em lanchonetes na beira da estrada que oferecem comidas gordurosas – as quais podem aumentar o mal-estar. “Beber água regularmente também é essencial, pois o líquido garante ainda a hidratação do corpo e melhora a digestão, diminuindo as chances de enjoo”, ressalta a nutricionista. Por isso, lembre-se ainda de manter uma garrafinha cheia sempre por perto.