Pratos: Lagarto cozido na panela de pressão

Eu adoro lagarto, mas quando é assado no forno, geralmente fica seco. Eu faço na panela de pressão, é bem mais fácil e rápido.
Dá para fazer com antecedência, congelar e terminar no dia de servir. Ou congelar em porções para usar sempre que não estiver com vontade de cozinhar nada novo.
Sirva com molho madeira comprado pronto ou faça você mesma. Se comprar pronto, acrescente um pouco mais de champignons.

Cris





Ingredientes
  • 1 peça de lagarto de 2 a 2 e 1/2 quilos;
  • 2 limões;
  • 2 tabletes ou sachês de caldo de carne da sua preferência (eu usei de picanha);
  • 2 dentes de alho amassados;
  • 1 cebola grande picada;
  • 1 colher de sopa de sal;
  • 2 fios de azeite;
  • 1litro de água fervente.


Modo de preparo:

Em uma tigela grande esprema os limões e misture o sal e 1 dente de alho bem amassado, reserve o outro. Corte a carne na metade senão não caberá na panela de pressão. Coloque na tigela com os temperos, envolva bem e deixe por pelo menos uma hora na geladeira para tomar gosto.
Aqueça bem uma frigideira grande, deite um fio de azeite e sele a carne (selar a carne é dar uma fritadinha até ela dourar por fora, mas ainda não está cozida). Sele um pedaço de cada vez para não juntar líquido. Na panela de pressão faça um refogado com o outro fio de azeite, a cebola e o outro dente de alho amassado. Quando a cebola estiver tranparente coloque a carne, o caldo de carne e a água fervente. Tampe e cozinhe por aproximadamente 1 hora. Durante esse tempo observe se a água não secou balançando a panela de vez em quando. Desligue o fogo, espere a pressão sair e teste se a carne está macia. Se for necessário colocar mais água coloque água fervente para não dar choque térmico na carne, senão ela endurece.
Quando estiver cozida, retire da panela e coloque na tábua de carne para esfriar. Corte em fatias finas, mas só corte quando estiver completamente frio, porque quando está quente a carne esfarela e as fatias ficam disformes.
Se for servir no mesmo dia, disponha as fatias em uma travessa refratária, coloque o molho por cima e aqueca no forno convencional por 15 minutos.
Se for congelar, disponha as fatias em um recipiente próprio, tampe e congele. Para servir decongele e aqueça no forno convencional com molho por cima. Não aqueça enquanto ainda estiver congelado, pois pode soltar líquido e ficar com uma aparencia muito feia.


Molho Simples:

Com o caldo que sobrou na panela você pode fazer um molho bem simples: Coe o caldo e meça duas xícaras de chá. Se não sobrou o suficiente, antes de coar, acrescente um pouco de água fervente e ferva um pouco para icorporar ao caldo. Então coe e meça as duas xícaras de caldo. Em uma panela pequena coloque uma colher de sopa rasa de manteiga e duas colheres de sopa rasas de farinha de trigo. Leve ao fogo e mexa sem parar. Vá acrescentando aos poucos o caldo e cozinhe o molho por uns 2 minutos.  Despeje sobre as fatias de carne e enfeite com lâminas de champignon.