Doces: Brigadeiro enrolado


Festa de aniversário sem brigadeiro para mim, não é festa! E gosto do brigadeiro simples mesmo, este aí da foto de cima, enroladinho no granulado.

Minha tia Sarah é a expert da família em fazer brigadeiros, mas quando me mudei pro interior de SP perdi o mimo e tive que aprender a fazer, afinal é o meu doce favorito. E faço igualzinho (modéstia a parte).

Gigi


Brigadeiro
Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga - preferencialmente sem sal
  • 5 colheres (sopa) de achocolatado em pó - se quiser mais escuro, aumente a quantidade
  • Chocolate granulado - o quanto baste
  • Manteiga o quanto baste para enrolar

Preparo
Em uma panela antiaderente¹ coloque o leite condensado, a manteiga e o achocolatado, ligue em fogo baixo e misture os ingredientes para cozinhar o creme.
O segredo para o brigadeiro é cozinhá-lo até que solte do fundo da panela, num ponto que você perceba que ele poderá ser enrolado. Você perceberá que a massa endurece um pouco, enquanto vai fervendo.
Cuidados: se apagar o fogo antes da hora, ou seja, não der ponto de enrolar, a solução é atacar o brigadeiro de colher mesmo! O problema é cozinhar demais, pois ele vira uma bala puxa-puxa de duro.
Após cozido, apague o fogo e deixe esfriar completamente.
Para enrolar, coloque um pouco de manteiga nas mãos para não deixar a massa grudar e vá fazendo bolinhas e passe cada uma delas no chocolate granulado. Se perceber que a massa começou a grudar, coloque um pouco mais de manteiga tomando cuidado para não deixar o brigadeiro muito gorduroso.

Rendimento
40 brigadeiros médios
60 brigadeiros pequenos para festa

Dica
1) uma panela antiaderente facilita observar o ponto no qual o brigadeiro solta do fundo da panela, entretanto em panelas de alumínio também é possível cozinhá-lo.

2) Retire anéis ou alianças para enrolar o doce.