Dicas. O chocolate de cada dia


O chocolate de cada dia
Chocolate é uma delícia, todo mundo sabe, mas, além de saboroso, o chocolate também é saudável e nutritivo. Um número cada vez maior de pesquisas mostra que consumir chocolate, com moderação, faz muito bem à saúde. Ele ajuda a prevenir o envelhecimento e a reduzir o colesterol ruim, faz bem ao coração e até mesmo ao bom humor!

Em sua composição contém cafeína e teobromina, que são estimulantes, o chocolate agiliza o raciocínio. Possui também a capacidade de estimular a produção de serotonina, responsável pelo bom humor, ajudando a combater a ansiedade e depressão.
Os compostos polifenóis presentes no chocolate, também chamados de flavonóides, são potentes antioxidantes, que impedem que o LDL-colesterol (o colesterol ruim) seja oxidado e que se deposite nos vasos sangüíneos, que bloqueiam as artérias. Por isso, o consumo de chocolate tem sido associado à redução do risco de doença cardiovascular em estudos epidemiológicos.
Os antioxidantes são substâncias que protegem contra a oxidação normal dos tecidos do corpo, que nada mais é do que os famosos vilões: radicais livres, o chocolate também auxilia o sistema imunológico, prevenindo o aparecimento de câncer.
Um pedaço de chocolate tem proteínas, vitaminas A, B, C, D e E e sais minerais fundamentais para a nossa saúde, como o ferro, cálcio, magnésio e o fósforo.
Mas atenção! É considerado saudável o chocolate meio amargo (preto), proveniente do cacau. Quanto mais amargo o chocolate, mais flavonóide ele possui.
Já o chocolate doce (ao leite) também é saudável, mas costuma ter mais leite e gordura do que cacau. É essa gordura que, durante muitos anos, foi apontada como culpada pelas espinhas na pele de muita gente. Mas até nisso o chocolate mostrou que é bonzinho: nunca ficou provado o efeito maléfico do chocolate na pele.
Outra crendice em volta do chocolate é saber se ele engorda ou não. Essa resposta é simples, depende do tipo de chocolate que você consome e a quantidade ingerida. O recomendável é, no máximo, 30 g de chocolate por dia, ou seja um bombom ou um brigadeiro.
Alguns benefícios que o chocolate contém:
- PARA AS CÉLULAS: O chocolate é rico em flavonóides especiais, que combatem o envelhecimento das células. Com isso, pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer e fortalecer o sistema imunológico, que é o nosso sistema de defesa.
– PARA O CORAÇÃO: Uma substância estimulante chamada teobromina, presente no chocolate, ajuda no funcionamento do coração. Os pesquisadores dizem que a teobromina é a responsável também pelo vício em chocolate.
– PARA O SANGUE: Os flavonóides do chocolate ajudam a diminuir a pressão sanguínea. Isso acontece porque eles agem diretamente nas artérias, ajudando a dilatação.
– PARA A CABEÇA: Dois componentes presentes no chocolate estimulam os neurônios, deixando você mais alerta. Além disso, o chocolate ajuda o nosso cérebro a produzir a serotonina, uma molécula que é responsável pela sensação de bem-estar e felicidade.
Os benefícios do chocolate vêm principalmente do cacau. Portanto, quanto mais cacau, melhor para a sua saúde. É por isso que o amargo é o mais recomendado pelos médicos e o branco, o menos sugerido. Veja os três tipos de chocolate existentes no mercado e do que eles são feitos:
AMARGO: massa de cacau, manteiga de cacau, açúcar e lecitina de soja.
AO LEITE: leite, massa de cacau, manteiga de cacau, açúcar e lecitina de soja.
BRANCO: manteiga de cacau, açúcar, lecitina e leite em pó.
Então agora escolha o seu chocolate que você quer ganhar, comprar, presentear e saborear na páscoa, e em outros dias do ano, lembrando dos momentos de felicidades; em outras palavras, o chocolate faz a gente feliz!
Só não vale exagerar: o chocolate tem muitas calorias, ou seja, pode fazer com que você engorde.