Para começar, se você tentar fazer a papinha todos os dias, vai ficar louca. Se você trabalha então, aí já era. Uma amiga me ensinou a fazer a papa para a semana inteira e congelar e vou passar para vocês.
Cris
Cris
Ingredientes
- 1 cebola média bem picada;
- 1 dente de alho bem picado;
- 1 fio de óleo ou azeite;
- 1 pedaço de músculo bobino (inteiro, uns 200 gr)
- 1 batata grade;
- 1 cenoura;
- 1 raiz de mandioquinha grande;
- 1 chuchu;
- 1 abóbora paulistinha pequena ou abobrinha brasileira;
- e qualquer outro legume que quiser dar ao seu filho.
- sal a gosto
Em uma panela de pressão refogue a cebola e o alho. Refogue o músculo. Coloque todos os legumes descascados e sem as sementes, porém inteiros, aí está o truque. Aqueles bem molinhos como a mandioquinha deixe para colocar depois quando os mais durinhos já estiverem quase cozidos. Queremos que cotinuem todos inteiros. Cubra com água filtrada. Tempere com sal, mas use pouco, não vai querer acostumar seu bebê com muito sal que faz mal.
Separe cada legume em um prato diferente e pique em pedaços pequenos. NUNCA, nunca mesmo, passe pelo liquidificador, nem mesmo a primeira papinha do seu bebê, vira uma gosma e a criança não identifica sabor algum, além de não estimular a mastigação. As primeiras papas devem ser passadas por peneira, depois amassadas com o garfo e por fim servidas aos pedaços. O pediatra dirá quando.
Separados e picados os legumes, use o caldo para cozinhar o macarrão ou arroz (se seu bebê já estiver nessa fase.
Agora vamos nos divertir: o bebê deve comer três legumes e um cereal (arroz ou macarrão) em cada refeição. Separe vários potinhos e vá colocando de maneira variada os legumes, fazendo combinações sempre diferentes, caldo e o cereal ( a carne deve ser retirada). Tampe os potinhos e congele. Descongele de forma natural, na geladeira, ou se tiver pressa em banho-maria, evite o microondas, os legumes ficam murchos. Depois de aquecida é que a papinha deve ser passada pela peneira ou amassada com o garfo.
Preparando antecipadamente, seu bebê vai comer uma papinha sempre variada, nutritiva e bem feitinha. Quanto mais legumes você colocar, mais variada e nutritiva será a alimentação de seu filho. E isso influenciará o que ele comerá nas próximas fases da vida.